"Nunca te esqueças de aproveitar o tempo na aquisição de luz, enquanto é dia". Emmanuel (Caminho, Verdade e Vida)

domingo, 2 de outubro de 2011

Qual a verdadeira sabedoria

   Quando somos crianças, uma das perguntas que mais ouvimos é esta: o que você vai ser quando crescer? Eu respondia que queria ser engenheiro, mas me tornei analista de sistemas. Essa singela pergunta nos diz muito sobre a nossa visão da vida. Pensamos, implicitamente, que "ser" está relacionado a sociedade capitalista em que vivemos: ser bonito, ser rico, ser um bom profissional, ser alguém de sucesso. Somos educados como se isso fosse tudo. Somos educados como se isso fosse nos ajudar as enfrentar todos os desafios da vida.
   Na verdade nascemos para ser seres humanos e não máquinas de um sistema econômico. Talvez a resposta para a pergunta inicial não fosse bombeiro, astronauta ou policial. Talvez fosse: quero ser uma pessoa boa, quero ser uma pessoa amiga, quero ser alguém honesto(a). Daí a dificuldade que temos de viver em sociedade, de conviver com nossos irmãos.
   Sabemos com facilidade que roupa gostamos, que carro queremos comprar, como seria nossa casa ideal, etc.. Mas, se formos meditar sobre como dar o melhor de nós, como ser educado com as pessoas, como pedir desculpas, como perdoar, como retribuir o amor das pessoas queridas, geralmente metemos os pés pelas mãos. Temos que lembrar que somos seres espirituais com uma breve experiência terrena. Tudo aqui passa. Pensemos nisto, as conquistas do "ser terreno" são passageiras, mas as do "ser espiritual" são eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário