1. Que é Deus?
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de
todas as coisas.”
A primeira pergunta de O Livro dos Espíritos fala sobre Deus. Kardec pergunta aos espíritos superiores o que é Deus. A pergunta foi feita de maneira abrangente: Kardec não perguntou, por exemplo, quem é Deus. Isso já caracterizaria Deus como um ser antropomórfico. Pelo contrário, deixou a cargo dos espíritos dizerem o que é Deus. Uma energia suprema? De que tipo? Não sabemos ainda. A forma aqui não é essencial, o mais importante são os atributos. Deus é supremo e é a causa primária. Por hora, isso nos basta. Nos perderíamos indo mais além. Nos falta a percepção para compreender Deus.
Por exemplo, para um cientista, o sol todo dia emite uma carga de fótons e de partículas em direção a terra, que nos aquece e mantém a vida. O sol se mantém em funcionamento por meio da fusão nuclear que funde átomos de hidrogênio em hélio, liberando assim a energia que nos mantém vivos. Já para um homem simples do campo, lhe basta saber que o sol nasce e se põe todos os dias, regularmente, nos aquecendo e produzindo alimento. Somos ainda o homem simples do campo em busca da compreensão desta "ciência' divina.
Mas vejam, até os povos mais primitivos e distantes possuem a noção de divindade. É algo inerente ao ser humano pensar no criador. Nada mais natural. Afinal, somos seus filhos, suas obras. É elementar o nosso pensamento em relação a causa que deu origem a tudo. E esta causa é Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário