"Nunca te esqueças de aproveitar o tempo na aquisição de luz, enquanto é dia". Emmanuel (Caminho, Verdade e Vida)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A velocidade da luz

Foi divulgado o resultado de um experimento feito por físicos que afirma que uma determinada partícula pode superar a velocidade da luz. Esta particula se chama neutrino. Segundo os pesquisadores, as possíveis margens de erro foram levadas em consideração. O experimento ainda precisa ser repetido e recalculado para se ter certeza do resultado, claro.
O que gostaria de trazer, no entanto, é a reação cética da maioria dos cientistas. Para eles parece que a ciência está cristalizada no tempo e este novo resultado seria algo absurdo.
Vale lembrar que Einstein já provou que o tempo não é uma constante universal. E essa foi uma certeza durante milênios. Teve inúmeros adversários, mas sua imaginação, genialidade e ousadia o levaram a resultados magníficos. Só pra citar um exemplo, os satélites e os sistemas de GPS não funcionariam corretamente sem auxílio de sua teoria. Essa rejeição ao que é novo é extremamente prejudicial.
Agora, imaginem: se os cientistas já são assim em relação a si mesmos, imaginem com relação a ciência que busca o espírito! Essa sim carece de novos métodos e de ainda mais ousadia para que se consigam bons resultados. Não imaginemos que o que é hoje o será daqui a 200 ou 300 anos. Temos que estar preparados para pensar de novas maneiras e rever nossos conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário